SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Escala de Perdão Conjugal (MOFS): evidências de validade de construto no contexto brasileiroDepressão materna e concentração de cortisol de recém-nascidos em uma amostra brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça  e  BORUCHOVITCH, Evely. Hábitos e estratégias para a realização da lição de casa e variáveis demográficas em estudantes do Ensino Fundamental II. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.2, pp. 132-139. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.2.22729.

Descrever os hábitos e estratégias relativas à realização da lição de casa e identificar diferenças em relação a variáveis como idade, estado, gênero e ano escolar foram os objetivos do presente estudo. Participaram 426 alunos, entre 10 e 17 anos, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas do interior de São Paulo e da Bahia. Os dados foram coletados mediante um questionário de identificação e uma escala do tipo Likert. Os resultados evidenciaram que os escolares apresentaram bons hábitos e estratégias relativas à lição de casa.  Diferenças significativas emergiram somente em relação à idade e ao estado no qual os alunos residiam.  Não foram encontradas diferenças significativas em razão do gênero e da progressão escolar.

Palavras-chave : Lição de casa; Aprendizagem autorregulada; Estratégias de aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License