SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Depressão materna e concentração de cortisol de recém-nascidos em uma amostra brasileiraPráticas em saúde mental na atenção primária à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

MACIAZEKI-GOMES, Rita de Cássia; NOGUEIRA, Conceição; VAZQUEZ, Claudia Lazcano  e  TONELI, Maria Juracy. Participação política e subjetividade - Narrativas de vida de trabalhadoras rurais do sul do Brasil. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.2, pp. 148-158. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.2.21933.

Este estudo aborda a intersecção entre participação política e subjetividade a partir análise das narrativas de vida de mulheres trabalhadoras rurais. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho exploratório, que envolveu sete mulheres que ocupam posições de liderança no movimento social do campo, na região sul do Brasil. Para produção dos dados utilizou-se de instrumentos variados como observação, registro em diário de campo, conversas informais e entrevista. As análises temáticas identificaram a participação política como dispositivo de subjetivação ao produzir elos entre público e o privado, ao pautar o privado como político, ao estruturar um discurso coletivo e ao abrir espaços para reinvenção dos modos de vida.

Palavras-chave : Mulheres; Contextos rurais; Política; Processos de subjetivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License