SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3A influência do IMC e variáveis psicológicas na estimação da imagem corporal em mulheres adultas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

LEME, Vanessa Barbosa Romera et al. Inventário de habilidades sociais para adolescentes: evidências de validade de constructo e confiabilidade. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.3, pp. 169-178. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.3.20942.

As habilidades sociais têm sido tomadas como um importante indicador de desenvolvimento social e emocional. Para avaliação desse repertório, tem-se, no contexto brasileiro, o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette). Esse instrumento de medida é amplamente utilizado na investigação e intervenção, com propriedades psicométricas favoráveis obtidas por Análise de Componentes Principais (ACP). Este estudo visa comparar a estrutura obtida por ACP à obtida por Análise Fatorial Exploratória (AFE) e verificar os indicadores de validade e confiabilidade produzidos por Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Participaram 2291 estudantes do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram uma estrutura fatorial muito similar à originalmente produzida com a ACP, com seis fatores oblíquos confirmados pela AFC e com indicadores adequados de confiabilidade. Conclui-se que o IHSA-Del-Prette apresenta qualidades psicométricas que o recomendam para uso no contexto brasileiro.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Adolescência; Análise fatorial; Confiabilidade; Habilidades Sociales; Adolescencia; Analisis Explotario; Fiabilidad.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License