SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Inventario de habilidades sociales para adolescentes: evidencia de validez de constructo y confiabilidadDesarrollo y evidencias de la validez de una escala de auto-eficacia para situaciones de victimización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psico

versión On-line ISSN 1980-8623

Resumen

XAVIER, Gabriela Salim  y  ALMEIDA, Sebastião Sousa. A influência do IMC e variáveis psicológicas na estimação da imagem corporal em mulheres adultas. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.3, pp. 179-188. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.3.22086.

O objetivo desse estudo foi quantificar a estimação da imagem corporal para avaliar as variáveis que a influenciam - Índice de Massa Corporal (IMC), insatisfação com a imagem corporal e sintomas depressivos em mulheres eutróficas (n = 40) e com excesso de peso (n = 40). A avaliação da imagem corporal e dos sintomas depressivos foi conduzida por meio da Escala de Figuras de Silhuetas (EFS) e pelo Inventário de Depressão de Beck (BDI), em suas versões brasileiras, respectivamente. No grupo eutrófico, a insatisfação e a pontuação do BDI explicaram 55% e 12% da variação da estimação, respectivamente. No grupo com excesso de peso, a insatisfação com a imagem corporal foi responsável por 14% da variação da estimação da imagem corporal, enquanto o IMC, individualmente, por somente 9%. Quando avaliados em conjunto, esse percentual aumenta para 42%, indicando que juntos - IMC e insatisfação - agregam maior valor explicativo para essa variável. A insatisfação foi considerada a variável mais saliente, influenciando em maiores proporções os valores de estimação obtidos, particularmente entre as mulheres eutróficas.

Palabras clave : Imagem Corporal; Estimação; Mulheres; Índice de Massa Corporal; Satisfação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License