SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3La influencia de IMC y variables psicológicas en la estimación del tamaño corporal entre las mujeres adultasEnvolvimiento paterno a los 12 meses de vida del bebé índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psico

versión On-line ISSN 1980-8623

Resumen

CAMPOS, Daniela Cristina; FARIA, Margareth Regina Gomes Veríssimo de; ZANINI, Daniela Sacramento  y  PEIXOTO, Evandro Morais. Desenvolvimento e evidências de validade de uma escala de autoeficácia para situações de vitimização. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.3, pp. 189-197. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.3.23098.

Vitimização é a experiência de violência. Ela pode ocasionar sequelas físicas e psicológicas e aumentar a vulnerabilidade do indivíduo sofrer outras vitimizações. A autoeficácia é a crença que o indivíduo tem sobre sua capacidade de produzir os resultados desejados em determinada situação. O objetivo deste estudo foi elaborar e investigar as primeiras evidências de validade e precisão da Escala de Autoeficácia Relacionada à Experiências de Vitimização, em uma amostra de 210 estudantes universitários. A escala foi elaborada com 17 itens, retidos após análise de conteúdo. Análise Fatorial Exploratória e Análise Paralela indicaram a pertinência da solução unifatorial (15 itens), com boa precisão α = 0,88. Através do Modelos de Créditos Parciais descreveu-se os parâmetros dos itens e características dos participantes (dificuldade/theta, índices de ajustes infit/outfit), assim como a invariância dos parâmetros dos itens em função do sexo dos participantes, o que demonstrou adequação do instrumento para avaliação do construto em questão.

Palabras clave : Autoeficácia; Vitimização; Escala; Percepção social; Teoria de resposta ao item.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License