SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3A influência do IMC e variáveis psicológicas na estimação da imagem corporal em mulheres adultasEnvolvimento paterno aos 12 meses de vida do bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

CAMPOS, Daniela Cristina; FARIA, Margareth Regina Gomes Veríssimo de; ZANINI, Daniela Sacramento  e  PEIXOTO, Evandro Morais. Desenvolvimento e evidências de validade de uma escala de autoeficácia para situações de vitimização. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.3, pp. 189-197. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.3.23098.

Vitimização é a experiência de violência. Ela pode ocasionar sequelas físicas e psicológicas e aumentar a vulnerabilidade do indivíduo sofrer outras vitimizações. A autoeficácia é a crença que o indivíduo tem sobre sua capacidade de produzir os resultados desejados em determinada situação. O objetivo deste estudo foi elaborar e investigar as primeiras evidências de validade e precisão da Escala de Autoeficácia Relacionada à Experiências de Vitimização, em uma amostra de 210 estudantes universitários. A escala foi elaborada com 17 itens, retidos após análise de conteúdo. Análise Fatorial Exploratória e Análise Paralela indicaram a pertinência da solução unifatorial (15 itens), com boa precisão α = 0,88. Através do Modelos de Créditos Parciais descreveu-se os parâmetros dos itens e características dos participantes (dificuldade/theta, índices de ajustes infit/outfit), assim como a invariância dos parâmetros dos itens em função do sexo dos participantes, o que demonstrou adequação do instrumento para avaliação do construto em questão.

Palavras-chave : Autoeficácia; Vitimização; Escala; Percepção social; Teoria de resposta ao item.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License