SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Desarrollo y evidencias de la validez de una escala de auto-eficacia para situaciones de victimizaciónEfectos del envejecimiento en el contraste visual de rejillas sinusoidales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psico

versión On-line ISSN 1980-8623

Resumen

POLLI, Rodrigo Gabbi; GABRIEL, Marília Reginato; PICCININI, Cesar Augusto  y  LOPES, Rita de Cassia Sobreira. Envolvimento paterno aos 12 meses de vida do bebê. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.3, pp. 198-208. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.3.23205.

O objetivo deste estudo foi investigar o envolvimento paterno de 35 pais (18 a 40 anos), cujo filho tinha 12 meses de vida. Os pais responderam a uma entrevista e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa, com base em três dimensões do envolvimento paterno: interação, disponibilidade e responsabilidade. Os pais relataram se envolver com o filho de acordo com as necessidades e habilidades específicas dos 12 meses, idade em que o bebê passa a ser mais responsivo. Contudo, alguns pais relataram não ter a habilidade necessária para cuidar de um bebê, o que pode contribuir para um menor envolvimento com o filho. Os resultados do estudo evidenciam que os pais mostraram-se competentes para lidar com um bebê com novas habilidades, mesmo que, em alguns momentos, eles parecessem sentir dificuldades ou ainda preferissem que a mãe realizasse determinadas atividades.

Palabras clave : Envolvimento paterno; Relações pai-criança; Paternidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License