SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Desenvolvimento e evidências de validade de uma escala de autoeficácia para situações de vitimizaçãoEfeitos do envelhecimento no contraste visual de grades senoidais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

POLLI, Rodrigo Gabbi; GABRIEL, Marília Reginato; PICCININI, Cesar Augusto  e  LOPES, Rita de Cassia Sobreira. Envolvimento paterno aos 12 meses de vida do bebê. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.3, pp. 198-208. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.3.23205.

O objetivo deste estudo foi investigar o envolvimento paterno de 35 pais (18 a 40 anos), cujo filho tinha 12 meses de vida. Os pais responderam a uma entrevista e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa, com base em três dimensões do envolvimento paterno: interação, disponibilidade e responsabilidade. Os pais relataram se envolver com o filho de acordo com as necessidades e habilidades específicas dos 12 meses, idade em que o bebê passa a ser mais responsivo. Contudo, alguns pais relataram não ter a habilidade necessária para cuidar de um bebê, o que pode contribuir para um menor envolvimento com o filho. Os resultados do estudo evidenciam que os pais mostraram-se competentes para lidar com um bebê com novas habilidades, mesmo que, em alguns momentos, eles parecessem sentir dificuldades ou ainda preferissem que a mãe realizasse determinadas atividades.

Palavras-chave : Envolvimento paterno; Relações pai-criança; Paternidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License