SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Análise do comportamento sexual de risco à infecção pelo HIV em adultos da população em geralHabilidades sociais e fatores de risco e proteção na adultez emergente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes; HAUCK FILHO, Nelson  e  CARDOSO, Cassandra. Depressão e bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes: teste de modelos teóricos. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.4, pp. 259-267. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23012.

Embora sintomas de depressão e indicadores de bem-estar sejam tidos como teoricamente ortogonais, evidências sugerem, em contraste, uma correlação negativa entre eles. O presente estudo buscou testar diferentes modelos confirmatórios para explicar a relação entre sintomas depressivos e bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes. Participaram 331 estudantes (M = 12,42 anos; DP = 1), que responderam ao Inventário de Depressão Infantil (CDI), à Escala Baptista de Depressão - versão infanto-juvenil (EBADEP-IJ) e à Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES). O melhor ajuste ocorreu para um modelo bifator, em que indicadores relacionados à depressão carregaram positivamente em um fator geral, enquanto indicadores de bem-estar subjetivo carregaram negativamente, além de se conectarem positivamente a um fator específico de aspectos positivos. Os achados integram as perspectivas aparentemente excludentes de que a depressão e o bem-estar subjetivo são ou polos opostos de um contínuo, ou entidades independentes.

Palavras-chave : Depressão; Felicidade; Análise bifator.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License