SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Habilidades sociales y factores de riesgo y de protección en la adultez emergenteRazones de la evasión, experiencias académicas y adaptabilidad carrera en la universidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psico

versión On-line ISSN 1980-8623

Resumen

FREITAS, Luna Maiana Araújo  y  ALVARENGA, Patrícia. Interação pai-criança e problemas externalizantes na infância. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.4, pp. 279-287. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23170.

O presente estudo avaliou a relação entre as habilidades sociais e práticas educativas negativas paternas e os problemas externalizantes na infância. Participaram do estudo 33 pais de crianças entre seis e nove anos. Os pais responderam ao Roteiro de Entrevista das Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P) e ao Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência 6-18 anos (CBCL). Os resultados revelaram correlações positivas entre as práticas negativas paternas e os problemas externalizantes. Discutem-se as implicações das práticas negativas para o desenvolvimento de problemas externalizantes. Destaca-se a importância de considerar o papel mediador da interação mãe-filho sobre as relações entre as práticas paternas e estes problemas.

Palabras clave : Problemas externalizantes; Habilidades sociais; Relações pai-criança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License