SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Pais encarcerados: narrativas de presos sobre a experiência da paternidade na prisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

CASTRO, Amanda; ANTUNES, Larissa; BRITO, Annie Mehes Maldonado  e  CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais do envelhecimento e do rejuvenescimento para mulheres que adotam práticas de rejuvenescimento. Psico (Porto Alegre) [online]. 2016, vol.47, n.4, pp. 319-330. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.22495.

Esta pesquisa teve por objetivo compreender as representações sociais do envelhecimento e do rejuvenescimento para mulheres que adotam práticas de rejuvenescimento. Participaram 40 mulheres entre 30 e 60 anos, sendo que 20 utilizavam práticas não invasivas e 20 faziam uso de práticas invasivas e minimamente invasivas. Foi empregada entrevista semidiretiva e não estruturada para investigação das representações sociais do envelhecimento e do rejuvenescimento e questionário contendo questões de caracterização das participantes. A análise dos dados empregou estatística descritiva e relacional. Os resultados indicaram que as representações sociais do envelhecimento e do rejuvenescimento apresentam elementos distintos, de acordo com o tipo de prática adotada. A pressão social e a cobrança das mulheres surgem como elementos representacionais que justificam a adoção de práticas de rejuvenescimento. Por fim, o envelhecimento é apresentado como uma condição subjetiva.

Palavras-chave : Representações sociais; Envelhecimento; Rejuvenescimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License