SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1The perception of people without children about the paternal function of openness to the worldSkills assessment related to reading comprehension in elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico

On-line version ISSN 1980-8623

Abstract

BARROS, Clarissa Maria Dubeux Lopes; TORRES, Ana Raquel Rosas  and  PEREIRA, Cicero Roberto. Atitudes de estudantes de medicina face ao "Mais Médicos" revela favorecimento endogrupal. Psico (Porto Alegre) [online]. 2017, vol.48, n.1, pp. 12-20. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23871.

As pessoas são motivadas a favorecer o seu próprio grupo na distribuição de recursos simbólicos e materiais. Analisou-se em que medida este fenômeno está presente na atitude de estudantes de medicina face ao Programa Mais Médicos. Testou-se as hipóteses de que a oposição à contratação de médicos estrangeiros é motivada pelo favorecimento endogrupal e que este efeito é potencializado pelo preconceito contra a origem dos médicos. O estudo foi realizado em 259 estudantes de medicina alocados aleatoriamente em cenários conforme a origem nacional dos médicos a serem contratados (cubanos vs. espanhóis vs. portugueses vs. brasileiros) que indicaram a sua concordância com a contratação. Os resultados mostram que estudantes são favoráveis à contratação apenas de médicos brasileiros, opondo-se à contratação de médicos estrangeiros. Na discussão abordou-se as atitudes face ao Programa Mais Médicos como indicadoras de tensões sociais subjacentes à distribuição de recursos socialmente valorizados e motivadas por fatores identitários.

Keywords : Identidade social; Favorecimento Endogrupal; Preconceito; Programa Mais Médicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License