SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Atitudes de estudantes de medicina face ao "Mais Médicos" revela favorecimento endogrupalBullying e problemas de comportamento referidos pelas vítimas e professores: Resultados brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

DOS SANTOS, Acácia Aparecida Angeli  e  FERRAZ, Adriana Satico. Avaliação de habilidades relacionadas à compreensão de leitura no ensino fundamental. Psico (Porto Alegre) [online]. 2017, vol.48, n.1, pp. 21-30. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.24376.

Por reconhecer a relevância da compreensão de leitura para o processo de ensino e aprendizagem, esse estudo objetivou a investigação da sua relação com o reconhecimento de palavras e a consciência fonológica, bem como a contribuição de ambas as habilidades para o seu desempenho. A amostra de estudo contou com 390 alunos do 3º ao 5º anos do primeiro ciclo do Fundamental, residentes nas cinco regiões brasileiras, sendo 181 meninos e 209 meninas (M idade=9,21; DP=1,065). Os instrumentos utilizados foram dois textos de Cloze e a EREP, aplicados coletivamente, e o RACF, aplicado individualmente. Identificaram-se correlações entre a compreensão de leitura e ambas as habilidades, com destaque para a contribuição superior do reconhecimento de palavras para a compreensão de leitura. Verificaram-se, ainda, as diferenças de desempenho para as variáveis ano escolar e região de moradia. Destaca-se a iniciativa desse estudo em avaliar o desempenho dos alunos nos primeiros anos escolares na dimensão das cinco regiões brasileiras.

Palavras-chave : reconhecimento de palavras; consciência fonológica; instrução formal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License