SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Bullying e problemas de comportamento referidos pelas vítimas e professores: Resultados brasileirosEscala de atitudes frente à adoção: Construção e validação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico

versão On-line ISSN 1980-8623

Resumo

COELHO, Carmen Lucia Gobel  e  CORREA, Jane. Compreensão de leitura: Habilidades cognitivas e tipos de texto. Psico (Porto Alegre) [online]. 2017, vol.48, n.1, pp. 40-49. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23417.

Investigações acerca da compreensão de leitura vêm permitindo ampliar o conhecimento na área da leitura, demonstrando a contribuição de diversas habilidades metalinguísticas e cognitivas para seu desenvolvimento. Nesse sentido, este estudo buscou examinar quais habilidades metalinguísticas e cognitivas, avaliadas no início do ano letivo do segundo ano do Ensino Fundamental, poderiam ser associadas ao desenvolvimento da compreensão de leitura ao final do ano escolar, assim como a possível variação entre essas habilidades conforme a tipologia textual empregada. Foi avaliada a compreensão de leitura, nos tipos textuais narrativo e expositivo, e as seguintes habilidades: nomeação automatizada rápida, consciência fonológica no nível fonêmico, memória de trabalho, a habilidade verbal, vocabulário, consciência morfológica, precisão de leitura e de monitoramento da compreensão. Os resultados encontrados revelaram que a consciência fonêmica, a nomeação seriada rápida para objetos e o monitoramento contribuíram para a compreensão de leitura nos dois tipos de texto.

Palavras-chave : Compreensão da leitura; Habilidades cognitivas; Tipos de texto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License