SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1Attitudes toward adoption scale: Development and validationMultisensory/Phonics Program: Effects in kindergartners at risk for presenting literacy difficulties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico

On-line version ISSN 1980-8623

Abstract

PALHARES, Fernanda  and  FREITAS, Lia Beatriz de Luca. Materialismo de adolescentes de uma cidade do sul do Brasil. Psico (Porto Alegre) [online]. 2017, vol.48, n.1, pp. 61-69. ISSN 1980-8623.  http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23652.

O materialismo tem ganhado destaque na sociedade moderna, e estudos indicam que a valorização excessiva dos bens materiais pode influenciar negativamente o desenvolvimento dos indivíduos. Investigaram-se os níveis de materialismo em uma amostra de 128 adolescentes entre 11 e 18 anos, de escolas públicas e privadas de Porto Alegre/RS. Utilizaram-se como instrumentos um Questionário Sociodemográfico e a Escala de Valores Materiais - forma reduzida. Os dados foram coletados nas escolas dos participantes. Os resultados sugerem grande variabilidade. Grupo etário, sexo e tipo de escola não apresentam correlação com os níveis de materialismo, enquanto que uso de internet aponta para correlação positiva significativa. Discutem-se esses resultados à luz da literatura, sugerem-se direções para futuras pesquisas e indica-se a adolescência como um momento propício do desenvolvimento humano para a realização de programas de intervenção que visem fomentar a reflexão dos jovens sobre os valores materiais.

Keywords : Materialismo; Adolescência; Valores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License