SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Homoparentally: one among other ways of being a familyFamily and conjugality: the symptom of the children facing the immaturity of the parents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

ARAUJO, Maria de Fátima. Diferença e igualdade nas relações de gênero: revisitando o debate. Psicol. clin. [online]. 2005, vol.17, n.2, pp. 41-52. ISSN 0103-5665.

Este artigo retoma o histórico debate sobre a diferença e a igualdade e as mudanças ocorridas nas relações de gênero sob o impacto do feminismo, da crise da masculinidade e demais transformações econômicas, sociais e culturais em curso. Toma como referência os estudos de gênero que buscam compreender os processos de produção de novas formas de subjetividade masculina e feminina, distanciadas dos tradicionais estereótipos de gênero. Conclui que tais mudanças apontam para a possibilidade concreta da construção de relações de gênero mais democráticas, ideal perseguido desde a modernidade, no casamento e na família, em que o direito à igualdade e o respeito à diferença são as pedras angulares.

Keywords : diferença; igualdade; relações de gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License