SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Gênero e corpo na cultura brasileiraResiliência familiar e conjugal numa perspectiva psicanalítica dos laços índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MENANDRO, Paulo Rogério Meira; ROLKE, Rafaela Kerckhoff  e  BERTOLLO, Milena. Concepções sobre relações amorosas / conjugais e sobre seus protagonistas: um estudo com provérbios. Psicol. clin. [online]. 2005, vol.17, n.2, pp. 81-100. ISSN 0103-5665.

Os provérbios contêm informações culturalmente importantes sobre temas como casamento e relações de gênero, uma vez que constituem discurso autoritário e estereotipado aceito e memorizado pelas pessoas desde a infância. O presente estudo envolveu seleção e categorização de provérbios sobre relações amorosas, casamento, descasamento, bem como sobre as condições socioculturais que caracterizam a vida masculina e feminina com o objetivo de analisar singularidades e regularidades reveladoras das concepções presentes em tal modalidade de produção cultural. A seleção dos 569 provérbios examinados foi feita a partir de fontes documentais. Os provérbios foram classificados em 4 grandes temas (Amor, Casamento e Relações Conjugais, Homem, Mulher) que comportaram 104 subcategorias de análise. Os resultados revelaram um universo cultural construído a partir da perspectiva masculina, no qual estão presentes concepções sobre a natureza feminina e sobre as relações amorosas que justificam o desequilíbrio de poder nas relações conjugais que se constata ainda hoje.

Palavras-chave : amor; casamento; relações conjugais; gênero; provérbios.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License