SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A técnica da entrevista motivacional na adolescênciaPsicanálise é o nome de um trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CORREA, Juliano  e  SEMINOTI, Nedio. Contratransferência do psicólogo coordenador de grupos. Psicol. clin. [online]. 2005, vol.17, n.2, pp. 141-155. ISSN 0103-5665.

O objetivo do artigo é estudar a contratransferência do psicólogo coordenador de grupo, como ele trabalha com a mesma, que eventuais dificuldades encontra para tal. O método de análise do material foi o qualitativo, coletado através de uma entrevista semi-estruturada respondida por quatro psicólogas que trabalham com grupos abertos apoiadas no referencial psicanalítico. As entrevistas foram gravadas e transcritas e, posteriormente, submetidas à análise de conteúdo. Pôde-se identificar sentimentos do psicólogo despertados na situação de grupo e como ele maneja os mesmos. Também foram discutidas as particularidades da contratransferência na situação de grupo, aspectos referentes à formação do psicólogo e à questão dos grupos na psicanálise.

Palavras-chave : contratransferência; grupos; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License