SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Dano ao pensamento e identidade subjetivaConstrutivismo, psicologia experimental e neurociência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SOUSSUMI, Yusaku. Tentativa de integração entre algumas concepções básicas da psicanálise e da neurociência. Psicol. clin. [online]. 2006, vol.18, n.1, pp. 63-82. ISSN 0103-5665.

O autor aborda a falta de uma visão integrativa do ser humano que existe no estudo da neurociência e da psicanálise, em face da educação e da cultura fundamentadas sobre o paradigma da fragmentação. Essa visão fragmentada leva os estudiosos a desconsiderar a unidade sobre a qual se desdobraram os fatos e os fenômenos subseqüentes no processo de desenvolvimento e evolução dos seres vivos. O autor toma o instinto de sobrevivência, que é inerente à própria vida e a todo ser vivo, como a unidade que está na base de todos os fenômenos orgânicos e mentais e tenta estudar suas expressões, integrando fenômenos neurobiológicos e psicológicos, que são indissociáveis, de acordo com a visão de auto-regulação concebida por Freud.

Palavras-chave : psicanálise; neurociência; afeto; emoção; sentimento; instinto de sobrevivência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License