SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Tentativa de integração entre algumas concepções básicas da psicanálise e da neurociênciaAnorexia: uma pseudo-separação frente a impasses na alienação e na separação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

VASCONCELLOS, Silvio José Lemos  e  MACHADO, Simone da Silva. Construtivismo, psicologia experimental e neurociência. Psicol. clin. [online]. 2006, vol.18, n.1, pp. 83-94. ISSN 0103-5665.

O principal objetivo deste trabalho é discutir a abordagem construtivista e suas relações como algumas descobertas relacionadas à psicologia experimental e à neurociência. A elaboração do texto está baseada num trabalho de consulta a algumas publicações indexadas no PsycoInfo, bem como em algumas obras que contemplam essas áreas. Os autores argumentam que a eficácia dos diferentes modelos de terapia cognitiva pode ser ampliada por intermédio de um trabalho mais voltado para os aspectos não racionais da cognição. Na parte final deste artigo, os autores enfatizam a necessidade de transformar o construtivismo numa apropriada metáfora para a terapia cognitiva, sendo que essa asserção está baseada nas afirmações de Meichenbaum (1993).

Palavras-chave : construtivismo; neurociência; psicologia experimental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License