SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Constructivism, experimental psychology and neuroscienceThe psychoanalytic clinic of the psychosis in mental health institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

SILVA, Alinne Nogueira  and  BASTOS, Angélica. Anorexia: uma pseudo-separação frente a impasses na alienação e na separação. Psicol. clin. [online]. 2006, vol.18, n.1, pp. 97-107. ISSN 0103-5665.

O presente trabalho versa sobre a anorexia nos quadros de neurose e tem por objetivo detectar as dificuldades com que se defronta a psicanálise nos casos de sujeitos que recusam a alimentação. Segundo uma abordagem teórico-clínica, o artigo parte do sintoma anoréxico, tal como ele se apresenta no plano dos fenômenos, e investiga sua articulação com o plano estrutural na fantasia neurótica. Admite-se a premissa de que a anorexia, mais que uma recusa de comer, afirma-se como um "comer nada". Assim, procede-se a uma investigação sobre o "nada", aqui entendido como um objeto. A fim de conceituar essa modalidade de objeto, recorre-se à teoria lacaniana da constituição do sujeito segundo as operações de alienação e separação. Examina-se a fantasia de desaparecimento e discutem-se o êxito e o impasse da separação, quando esta se estabelece às custas de uma estratégia anoréxica.

Keywords : psicanálise; anorexia; nada; separação; sujeito; desejo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License