SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Construtivismo, psicologia experimental e neurociênciaA clínica psicanalítica das psicoses em instituições de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SILVA, Alinne Nogueira  e  BASTOS, Angélica. Anorexia: uma pseudo-separação frente a impasses na alienação e na separação. Psicol. clin. [online]. 2006, vol.18, n.1, pp. 97-107. ISSN 0103-5665.

O presente trabalho versa sobre a anorexia nos quadros de neurose e tem por objetivo detectar as dificuldades com que se defronta a psicanálise nos casos de sujeitos que recusam a alimentação. Segundo uma abordagem teórico-clínica, o artigo parte do sintoma anoréxico, tal como ele se apresenta no plano dos fenômenos, e investiga sua articulação com o plano estrutural na fantasia neurótica. Admite-se a premissa de que a anorexia, mais que uma recusa de comer, afirma-se como um "comer nada". Assim, procede-se a uma investigação sobre o "nada", aqui entendido como um objeto. A fim de conceituar essa modalidade de objeto, recorre-se à teoria lacaniana da constituição do sujeito segundo as operações de alienação e separação. Examina-se a fantasia de desaparecimento e discutem-se o êxito e o impasse da separação, quando esta se estabelece às custas de uma estratégia anoréxica.

Palavras-chave : psicanálise; anorexia; nada; separação; sujeito; desejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License