SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Anorexia: a pseudo-separation in the light of the impasses on alienation and separationStrindberg's echoes: pain, fear and psychoanalysis on extension author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

MONTEIRO, Cleide Pereira  and  QUEIROZ, Edilene Freire de. A clínica psicanalítica das psicoses em instituições de saúde mental. Psicol. clin. [online]. 2006, vol.18, n.1, pp. 109-121. ISSN 0103-5665.

Nosso propósito é refletir sobre a clínica psicanalítica das psicoses em instituições de saúde mental, tema que de um lado suscita questões e impasses para o método clínico psicanalítico e, de outro, contribui para renovar o lugar da descoberta freudiana. Abordaremos, primeiramente, a clínica das psicoses para, em seguida, refletir sobre a prática psicanalítica em instituições de saúde mental. Neste último segmento, daremos destaque aos depoimentos de psicanalistas atuantes em tais instituições; eles apontam para uma prática feita por muitos cujo foco incide numa clínica do sujeito. O modo de produção subjetiva se dá pela via da "trivialização", uma manobra preciosa usada pelos analistas e demais técnicos que compõem a equipe institucional para neutralizar a ação do delírio. Tal manobra exige do analista uma certa dose de invenção, espírito de humor e um certo desprendimento do desejo de interpretar.

Keywords : clínica; psicoses; prática psicanalítica; sujeito; trivialização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License