SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1De mãe para filha: a transmissão familiar em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

PINHEIRO, Teresa et al. Patologias narcísicas e doenças auto-imunes: algumas considerações sobre o corpo na clínica. Psicol. clin. [online]. 2006, vol.18, n.1, pp. 193-204. ISSN 0103-5665.

O presente artigo visa apresentar os desdobramentos de um dos eixos temáticos fundamentais do projeto de pesquisa intitulado Patologias narcísicas e doenças auto-imunes: estudo comparativo sob a ótica da psicanálise, comparação clínica e metapsicológica entre pacientes melancólicos e portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que se realiza a partir de um acordo entre o Instituto de Psicologia, o Instituto de Psiquiatria e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ. Trata-se aqui de pensar a relação que as pacientes atendidas pela pesquisa estabelecem com o próprio corpo. O desenvolvimento teórico-clínico da pesquisa apontou-nos a especificidade com que o corpo se apresenta em ambas as configurações subjetivas. Consideramos esta uma questão fundamental, uma vez que, nesses casos, o estatuto do corpo diverge daquele que costumamos delinear pelo viés da neurose.

Palavras-chave : corpo; psicanálise; pesquisa clínica; doenças auto-imunes; melancolia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License