SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Dispositivos clínicos em hospital geralSobre as relações entre o sexual e o mal-estar na civilização: uma discussão acerca das perspectivas freudianas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

JUNQUEIRA, Camila  e  COELHO JUNIOR, Nelson Ernesto. Freud e as neuroses atuais: as primeiras observações psicanalíticas dos quadros borderline?. Psicol. clin. [online]. 2006, vol.18, n.2, pp. 25-35. ISSN 0103-5665.

Ao admitirmos que os quadros borderline e as denominadas patologias da contemporaneidade freqüentemente associadas a esses quadros não são propriamente novos, resta saber como apareciam no passado. Um retorno a Freud sugere que as "neuroses atuais" correspondem às primeiras observações psicanalíticas dessas manifestações; ainda que a hipótese etiológica formulada por Freud sobre as "neuroses atuais", baseada no acúmulo de tensão sexual, precise ser revista. Atualmente seria difícil sustentar a idéia de que uma patologia psíquica encontra suas origens exclusivamente na falta de satisfações sexuais, em sua acepção genital. Contudo, se tomarmos "sexual" como sendo o propriamente pulsional, tal qual Freud parecia privilegiar, é bastante coerente afirmar que essas patologias resultam da transformação direta - não mediada pelo psiquismo - da pulsão não satisfeita. Neste retorno a Freud é também possível encontrar algumas pistas para a construção de uma nova hipótese etiológica, baseada nas neuroses narcísicas.

Palavras-chave : neuroses atuais; borderline; patologias contemporâneas; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License