SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Freud e as neuroses atuais: as primeiras observações psicanalíticas dos quadros borderline?Agressividade e violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

PINHEIRO, Clara Virginia de Q.; LIMA, Celina Peixoto  e  OLIVEIRA, Débora Passos de. Sobre as relações entre o sexual e o mal-estar na civilização: uma discussão acerca das perspectivas freudianas. Psicol. clin. [online]. 2006, vol.18, n.2, pp. 37-48. ISSN 0103-5665.

O objetivo do presente artigo é examinar as formulações freudianas acerca das relações entre o sujeito às voltas com encontrar possibilidades de satisfação libidinal e o avanço da civilização. Consideramos que podemos estabelecer diferenças entre duas concepções freudianas: 1) uma oposição entre sexualidade e coletividade; 2) a civilização como vínculo libidinal. A primeira refere-se ao texto "Moral sexual civilizada e doença nervosa moderna" (1908) e a segunda, ao texto de 1930, "Mal-estar na civilização". A propósito da noção de civilização, estabelecemos uma articulação entre Freud e Norbert Elias, na medida em que partimos da idéia de que o conceito de civilização em Freud remete à experiência propriamente moderna de formação de laço social. Trata-se, com efeito, de uma forma de sociabilidade baseada na auto-regulação.

Palavras-chave : sexualidade; civilização; auto-regulação; Freud; Norbert Elias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License