SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O método Bick de observação de bebês como método de pesquisaO fantasma e o real: sobre a desigualdade entre os sexos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

D'AGORD, Marta Regina de Leão; BINKOWSKI, Gabriel Inticher; CHITTONI, Felipe Bücker  e  ZANCHET, Lívia. Há um sentido, apesar de eu não o compreender. Psicol. clin. [online]. 2006, vol.18, n.2, pp. 97-108. ISSN 0103-5665.

Este artigo enfoca a distinção entre abertura de sentido e esclarecimento do significado como um dos aspectos da relação entre a teoria do signo em Lingüística e Semiótica e a teoria do significante. Busca-se, também, analisar a contribuição da Semiótica para a teoria psicanalítica do sujeito. Dois textos, um literário e um clínico, contextualizam a análise da função da alteridade em relação ao sujeito; esta função poderá ser imaginária ou simbólica. Será simbólica na constituição do chiste. Os resultados do trabalho indicam que há proximidade entre escuta clínica, abertura de sentido e alteridade simbólica.

Palavras-chave : teoria psicanalítica do sujeito; significante; significado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License