SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Image culture and a new production of subjectivityThe freudian ideas on intolerance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

PENA, Felipe. Subjetividade midiática: tempo e memória no discurso das biografias contemporâneas. Psicol. clin. [online]. 2007, vol.19, n.1, pp. 41-55. ISSN 0103-5665.

O artigo tem como objetivo uma análise teórica sobre as abordagens dos conceitos de tempo e de memória (propostos por Elias e Derrida) na constituição da subjetividade produzida a partir do discurso das biografias contemporâneas. Nossa hipótese é a de que, na atualidade, as biografias são construídas diariamente na mídia, produzindo celebridades instantâneas que influenciam no agenciamento de identidades. Partimos, então, das reflexões de Pierre Bourdieu, para quem tais identidades são inscritas artificialmente através do que ele chama de ilusão biográfica, ou seja, a ilusão que trata a história de uma vida como "o relato coerente de uma seqüência de acontecimentos com significado e direção".

Keywords : subjetividade; identidades; mídia; Derrida; Elias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License