SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Subjetividade midiática: tempo e memória no discurso das biografias contemporâneasA vivência da gravidez do primeiro filho à luz da perspectiva paterna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

FUKS, Betty Bernardo. O pensamento freudiano sobre a intolerância. Psicol. clin. [online]. 2007, vol.19, n.1, pp. 59-73. ISSN 0103-5665.

A partir do conceito psicanalítico de "narcisismo das pequenas diferenças", o artigo tem como objetivos pensar o modo como Freud foi tecendo um pensamento sobre a intolerância e discutir as contribuições da psicanálise à história das teorias sobre a tolerância. A autora perscruta o fenômeno de intolerância à diferença do outro à luz dos trabalhos de Freud que envolvem e atestam sua sensibilidade para com a intolerância racista que atingiu o tempo em que viveu. Desde este trajeto, propõe algumas definições do termo tolerância - criado no século XVI durante as guerras religiosas entre católicos e protestantes - para o campo da psicanálise.

Palavras-chave : narcisismo das pequenas diferenças; intolerância; tolerância; racismo; nazismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License