SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A vivência da gravidez do primeiro filho à luz da perspectiva paternaA singularidade do sintoma: por uma crítica psicanalítica à idéia de origem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MENCARELLI, Vera Lúcia  e  VAISBERG, Tânia Maria José Aiello. Contratransferência e compaixão: encontro clínico com um rapaz HIV+. Psicol. clin. [online]. 2007, vol.19, n.1, pp. 93-107. ISSN 0103-5665.

O trabalho traz a narrativa de um encontro entre uma psicanalista, membro de equipe multidisciplinar referenciada para o tratamento de moléstias infecciosas, DST(s) e AIDS, com um adolescente que acaba de ter conhecimento a respeito de sua condição de soropositividade para o HIV. A condição existencial do jovem, vivendo em situação social precária que reúne pobreza e vitimização de ação violenta, coloca a psicanalista em contato com intensos sentimentos contratransferenciais, objetos de reflexão na busca de articulação teórica segundo o referencial winnicottiano. O artigo aponta para a necessidade de se pensar sobre a experiência de compaixão na contratransferência, como fenômeno emergente em clínica extensa e diferenciada que leva o psicanalista ao encontro de dramáticas experiências humanas marcadas por sofrimento intenso.

Palavras-chave : psicanálise winnicottiana; HIV/AIDS; sofrimento humano; compaixão; contratransferência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License