SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Psicologia e bioética: diálogosDuplo e identificação na adolescência: a propósito de um caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CELES, Luiz Augusto M.. "Dora" contemporânea : e a crise terapêutica da psicanálise. Psicol. clin. [online]. 2007, vol.19, n.1, pp. 137-154. ISSN 0103-5665.

O artigo revisita o Caso Dora, de Freud, com o objetivo de pontuar sua contemporaneidade. Sustenta-se o argumento de que os impasses da psicanálise, revelados pela conclusão precipitada da análise dessa jovem da Viena de 1900, são tão questionadores e críticos à função terapêutica da psicanálise como o são os chamados casos difíceis da contemporaneidade. Discutem-se as mudanças ocorridas do método de tratamento anunciadas no caso Dora e sua falência diante desse caso de histeria. Mostra-se o privilégio concedido por Freud ao conhecimento do psiquismo, como meio de solução das dificuldades da psicanálise. Concluindo, sugere-se que foi o caráter pulsional da sexualidade o motivo dos empecilhos da análise de Dora, tendo os aspectos da interpretação da sexualidade e das relações de objeto tido menor peso para seu desfecho. Estende-se essa compreensão para as demandas contemporâneas de psicanálise.

Palavras-chave : Caso Dora; Freud; psicanálise contemporânea; método de tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License