SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Duplo e identificação na adolescência: a propósito de um casoO delírio de negação de Cotard a Séglas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

BARBOSA, Patrícia Zulato  y  ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Maternidade: novas possibilidades, antigas visões. Psicol. clin. [online]. 2007, vol.19, n.1, pp. 163-185. ISSN 0103-5665.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório inicial desenvolvido com o objetivo de melhor entender como as mulheres estão encarando a maternidade, bem como a opção de adiá-la e/ou não ter filhos. Para tanto, foram entrevistadas quatro mulheres de classe média na faixa de 37 a 50 anos com uma carreira profissional, duas que optaram por não ter filhos e duas que optaram pelo adiamento da maternidade para depois dos 35 anos. Nossos resultados apontam para o fato de que, apesar de novas possibilidades terem se aberto para as mulheres, antigas visões, como a de que a realização de uma mulher passa obrigatoriamente pela maternidade, ainda prevalecem no discurso social.

Palabras clave : maternidade; visões; possibilidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License