SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Relações visíveis entre pele e psiquismo: um entendimento psicanalíticoO desafio da clínica psicanalítica com idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

FORTES, Isabel. Erotismo versus masoquismo na teoria freudiana. Psicol. clin. [online]. 2007, vol.19, n.2, pp. 35-44. ISSN 0103-5665.

Neste artigo, pretendemos aproximar a problemática do masoquismo na psicanálise da experiência erótica. A partir do texto de Freud "O problema econômico do masoquismo" (1924), buscaremos diferenciar dois modos distintos de abordagem teórica desta noção. De um lado, situamos um masoquismo mortífero, fruto da submissão ao outro e da culpabilidade, que pode ser definido por meio dos masoquismos feminino e moral. De outro lado, uma outra experiência do masoquismo pode ser vislumbrada com o conceito de masoquismo erógeno, o qual podemos aproximar do erotismo. Este modo de masoquismo é desenvolvido a partir da perspectiva da mescla pulsional, sendo o remanescente do momento do encontro originário entre Eros e pulsão de morte. É condição de possibilidade dos outros dois masoquismos, mas situa-se em um nível estrutural teórico diferente daqueles. Neste sentido, o masoquismo erógeno aponta para um modo de prazer que não se dirige pelo princípio do prazer, mas por um prazer que, por poder existir simultaneamente à dor, é uma experiência de intensidade e de potência eruptiva.

Palavras-chave : masoquismo; erotismo; pulsão; prazer; desprazer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License