SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Novos arranjos familiares: paternidade, parentalidade e relações de gênero sob o olhar de mulheres chefes de famíliaAtendimento psicológico a pacientes com insuficiência renal crônica: em busca de ajustamento psicológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

COUTINHO, Luciana Gageiro  y  ROCHA, Ana Paula Rongel. Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola. Psicol. clin. [online]. 2007, vol.19, n.2, pp. 71-85. ISSN 0103-5665.

Este artigo origina-se de uma pesquisa desenvolvida no NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, cujo objetivo é pensar os grupos de reflexão como uma forma de intervenção clínica, pautada por pressupostos da psicanálise, junto aos adolescentes. Propomos que os grupos de reflexão ampliam as possibilidades da escuta psicanalítica dirigida aos adolescentes, que pode se fazer presente de maneira mais direta no contexto institucional ou social no qual se inserem (escolas, instituições de acolhimento, projetos sociais, etc). Para isso, destacamos alguns conceitos e premissas da psicanálise que nos servem de referências para fundamentar nosso trabalho clínico e teórico. Em seguida, apresentamos uma experiência desenvolvida com um grupo de adolescentes durante o primeiro semestre de 2006 numa escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

Palabras clave : clínica da adolescência; psicanálise ampliada; grupos de reflexão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License