SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escolaHabilidades sociais e abuso de drogas em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

RESENDE, Marineia Crosara de; SANTOS, Francisco Assis dos; SOUZA, Melissa Macedo de  e  MARQUES, Thatianna Pereira. Atendimento psicológico a pacientes com insuficiência renal crônica: em busca de ajustamento psicológico. Psicol. clin. [online]. 2007, vol.19, n.2, pp. 87-99. ISSN 0103-5665.

As doenças crônicas, entre elas a insuficiência renal crônica, têm recebido grande atenção dos profissionais de saúde nas últimas décadas devido ao importante papel desempenhado na morbimortalidade da população mundial. Este trabalho pretende apresentar um relato de experiência sobre o atendimento psicológico, realizado numa clínica de hemodiálise, de 26 pacientes com idades entre 15 e 80 anos, a maioria mulheres (69,2%), casados (53,8%), que não trabalham (92,3%) e aposentados (57,7%), fazendo hemodiálise três vezes por semana. No lugar de reagir passivamente a eventos negativos, indivíduos podem se comportar de modos que aumentem seu bem-estar em tempos de desafios e mudanças, como no caso de se ter uma insuficiência renal crônica. A forma como as pessoas lidam com o sofrimento e seus benefícios pode trazer possibilidades de ajustamento e crescimento pessoal frente à adversidade.

Palavras-chave : psicologia da saúde; ajustamento psicológico; atendimento psicológico; insuficiência renal crônica; hemodiálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License