SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Social skills and drug abuse in adolescentsThe feminine, the literature and sexuality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

NARVAZ, Martha Giudice  and  KOLLER, Sílvia Helena. Feminismo e terapia: a terapia feminista da família - por uma psicologia comprometida. Psicol. clin. [online]. 2007, vol.19, n.2, pp. 117-131. ISSN 0103-5665.

O objetivo deste trabalho é destacar a terapia feminista da família enquanto abordagem crítica no campo das psicoterapias e das terapias familiares. Inicialmente, descrevemos o feminismo enquanto campo político, teórico e epistemológico, bem como a incorporação do paradigma feminista ao campo das psicoterapias. Descrevemos também o surgimento da vertente feminista da terapia familiar e as principais críticas feministas às terapias familiares sistêmicas tradicionais. Ao final, destacamos a terapia feminista da família como uma prática comprometida com a crítica dos saberes hegemônicos instituídos sobre os papéis e lugares dos gêneros na trama do social.

Keywords : terapia feminista; feminismo; terapia familiar; gênero; psicoterapias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License