SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Habilidades sociais e abuso de drogas em adolescentesO feminino, a literatura e a sexuação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

NARVAZ, Martha Giudice  e  KOLLER, Sílvia Helena. Feminismo e terapia: a terapia feminista da família - por uma psicologia comprometida. Psicol. clin. [online]. 2007, vol.19, n.2, pp. 117-131. ISSN 0103-5665.

O objetivo deste trabalho é destacar a terapia feminista da família enquanto abordagem crítica no campo das psicoterapias e das terapias familiares. Inicialmente, descrevemos o feminismo enquanto campo político, teórico e epistemológico, bem como a incorporação do paradigma feminista ao campo das psicoterapias. Descrevemos também o surgimento da vertente feminista da terapia familiar e as principais críticas feministas às terapias familiares sistêmicas tradicionais. Ao final, destacamos a terapia feminista da família como uma prática comprometida com a crítica dos saberes hegemônicos instituídos sobre os papéis e lugares dos gêneros na trama do social.

Palavras-chave : terapia feminista; feminismo; terapia familiar; gênero; psicoterapias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License