SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2O feminino, a literatura e a sexuaçãoAlusões lacanianas à falta a partir do modelo crístico: um lugar para a crença repousar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

BASTOS, Thiago. O processo como alegoria de ser Judeu: Franz Kafka e um de seus destinos. Psicol. clin. [online]. 2007, vol.19, n.2, pp. 153-166. ISSN 0103-5665.

A literatura de Kafka, produzida no alvorecer do século XX, é mais um processo em andamento na Europa fin-de-siècle. É a escrita de um jovem que busca, para além de seu trabalho burocrático, um sentido para estar ali. Sua produção literária é a tentativa de dar conta desse mundo que não permite uma apropriação, que ora o incorpora, ora o exclui, por sua condição judaica. Condição muitas vezes secundária para ele e os de sua geração, mas que não deixa de marcá-los significativamente. Marcas involuntárias, que não os abandonam e retornam conforme as produzem. Marcas que caracterizam e permitem a construção de uma obra e de uma vida. Aqui tenta-se ler os vestígios dessa tradição abandonada, mas que não se deixa apagar. Que retorna, que impulsiona a produção, não como uma Musa, mas sim como angústia e necessidade de produzir.

Palavras-chave : Franz Kafka; literatura; subjetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License