SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Acceptance or rejection: interpretation as a problematic relationship with alterity - about the German verb dolmetschenFrom Freud's consideration to detail to Lacan's Trait of the Case device author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma: a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Psicol. clin. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 65-82. ISSN 0103-5665.

O trabalho propõe uma reflexão sobre algumas das características do gesto testemunhal enfatizando as aporias que o marcam. Partindo da idéia de que o testemunho de certo modo só existe sob o signo de seu colapso e de sua impossibilidade, o texto enfatiza os dilemas nascidos da confluência entre a tarefa individual da narrativa do trauma e de sua componente coletiva. Nas "catástrofes históricas", como nos genocídios ou nas perseguições violentas em massa de determinadas parcelas da população, a memória do trauma é sempre uma busca de compromisso entre o trabalho de memória individual e outro construído pela sociedade. O testemunho é analisado como parte de uma complexa "política da memória".

Keywords : testemunho; memória do trauma; trauma; política da memória.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License