SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1From Freud's consideration to detail to Lacan's Trait of the Case deviceWittgenstein and Walter Benjamin: ethical and philosophical considerations as ways of living and thinking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

ROSA, Daniela Botti da. A narratividade da experiência adotiva: fantasias que envolvem a adoção. Psicol. clin. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 97-110. ISSN 0103-5665.

O presente artigo visa esclarecer os lutos e fantasias que envolvem o processo de adoção, entendido não apenas como o processo jurídico de adotar, mas de inscrever uma criança em uma simbologia familiar. Através da narratividade da experiência clínica, podemos fazer a interface dessas fantasias com contos de fadas e outras histórias literárias. Buscamos um olhar além da visão romantizada da adoção, que vê apenas o ato de amor envolvido, e deixa na obscuridade as fantasias que também estão implicadas para os pais biológicos, para os adotivos e para as crianças adotadas. Procuramos dialogar sobre sintomatologias neuróticas freqüentes em pessoas adotadas, tendo como referencial teórico a psicanálise e a noção de fantasias inconscientes.

Keywords : adoção; fantasias; inconsciente; literatura; narratividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License