SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Wittgenstein e Walter Benjamin: inquietações éticas e filosóficas como formas de viver e pensarPrimeiras crises psicóticas: identificação de pródromos por pacientes e familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

COUTO, Maria Clara P. de Paula; PRATI, Laíssa Eschiletti; FALCAO, Deusivania Vieira da Silva  e  KOLLER, Sílvia Helena. Terapia familiar sistêmica e idosos: contribuições e desafios. Psicol. clin. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 135-152. ISSN 0103-5665.

O presente artigo descreve algumas intervenções clínicas de orientação sistêmica que podem ser realizadas com a população idosa. Quatro modalidades terapêuticas são abordadas: a terapia individual com idosos, a terapia de casal na terceira idade, o atendimento familiar com membros idosos e o idoso percebido como recurso à terapia familiar. Partindo de alguns conceitos desenvolvidos pela literatura da área, descrevemos situações prototípicas vivenciadas na terapia sistêmica com os desafios específicos desse momento de ciclo vital. O idoso pode ser percebido como um peso/fardo ou como um recurso pelo sistema familiar ao qual pertence, e até por ele mesmo. Por outro lado, a velhice bem-sucedida reflete um posicionamento pessoal que é intimamente influenciado pelas relações no sistema familiar dos idosos.

Palavras-chave : idoso; terapia familiar; qualidade de vida; recursos; velhice.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License