SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Microfascismos em nós: práticas de exceção no contemporâneoDiversidade sexual humana: notas para a discussão no âmbito da psicologia e dos direitos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ESCOBAR, Carlos Henrique. Direitos Humanos: com Marx. Psicol. clin. [online]. 2008, vol.20, n.2, pp. 47-59. ISSN 0103-5665.

Muitas formas de luta &- como os Direitos Humanos &- que não objetivem a estrutura mesma da reprodução ampliada do capital podem tomar diferentes formas e permitir diferentes usos. Do ponto de vista radical, elas não devem perfazer nem a politização nem a convocação revolucionária e não escapam ao uso encobridor eventual de uma verdadeira política. É necessário interpretá-las em suas conjunturas e as que a elas se somam. Nada disso é difícil de avaliar se acompanharmos sua origem e sua história. A isso se soma uma retomada (ainda que com reformulações e contribuições novas) do marxismo. Aliás, naquilo que Marx mesmo privilegia ao dizer que não era marxista e que no seu pensamento não se tratava disso, mas de qualquer coisa sempre mais capaz de chegar à raiz da história.

Palavras-chave : direitos humanos; reprodução do capital; marxismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License