SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Pain and helplessness: sons and parents, 40 years laterTruth extraction and inquiry techniques directed to children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

COIMBRA, Cecília Maria Bouças; LOBO, Lilia Ferreira  and  NASCIMENTO, Maria Lívia do. Por uma invenção ética para os Direitos HumanosFor an ethical invention for Human Rights. Psicol. clin. [online]. 2008, vol.20, n.2, pp. 89-102. ISSN 0103-5665.

Através do referencial teórico da Filosofia da Diferença buscamos problematizar alguns conceitos como os de civilização, barbárie, direitos, humano, evolução e progresso, dentre outros. Para tanto, historicizamos a gênese dos Direitos Humanos no contexto da Declaração de 1948, em plena Guerra Fria, e no Brasil, com a emergência dos novos movimentos sociais a partir de 1975. Esses acontecimentos históricos, apesar de sua importância, produziram efeitos naturalizadores e essencialistas, esvaziando e capturando, muitas vezes, a luta pelos Direitos Humanos. Ao afirmarmos um direito e uma humanidade positivados enquanto processos, trazemos a discussão de uma ética da imanência.

Keywords : direitos; humano; ética; rocessos de subjetivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License