SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Políticas cognitivas e as propostas de intervenção e tratamento para usuários e dependentes de drogasAdolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

LEVY, Lídia  e  GOMES, Isabel Cristina. Relação conjugal, violência psicológica e complementaridade fusional. Psicol. clin. [online]. 2008, vol.20, n.2, pp. 163-172. ISSN 0103-5665.

Neste artigo abordamos um tipo específico de dinâmica conjugal marcada pela violência psicológica. Na clínica com casais, temos observado situações nas quais são utilizadas agressões verbais e humilhações, que afetam a auto-estima e a capacidade de reação e decisão da pessoa agredida. Forma-se um laço perverso caracterizado por um movimento recíproco no sentido do domínio do parceiro, com condições e exigências que submetem a ambos, levando a um tipo de relação na qual impera a complementaridade fusional. O discurso característico da contemporaneidade, de obtenção de prazer e busca da perfeição nos relacionamentos amorosos e da presença do modelo igualitário nas relações homem/mulher, põe em destaque esse tipo de dinâmica relacional. Observa-se, em alguns casos, uma fixação do modelo "homem-ativo-fálico/mulher-passiva-castrada" que permanece subjacente à mudança dos tempos.

Palavras-chave : relação conjugal; violência psicológica; complementaridade fusional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License