SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Conjugal relationship, psychological violence and fusional complementarityPsychoanalysis under the risk of dementia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de  and  PINHO, Luís Ventura de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicol. clin. [online]. 2008, vol.20, n.2, pp. 173-184. ISSN 0103-5665.

A adolescência é uma fase do ciclo de vida na qual o indivíduo passa por transições que acarretam grandes mudanças em seu desenvolvimento. Este é um período de consolidação da identidade, em que o jovem se depara com uma série de escolhas que definirão seu futuro, dentre elas a escolha profissional. A família é apontada como um dos principais elementos que podem tanto ajudar quanto dificultar o jovem em sua escolha no momento da decisão profissional. As influências familiares podem ser trabalhadas de diversas maneiras, durante o processo de orientação profissional, auxiliando o adolescente a compreender as questões que estão por trás de sua escolha. Quando o jovem reconhece essas influências, ele pode utilizá-las, de forma consciente, ao estabelecer o seu projeto de vida pessoal e profissional.

Keywords : adolescência; influências familiares; escolha profissional; orientação profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License