SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Relação conjugal, violência psicológica e complementaridade fusionalA psicanálise sob o risco da demência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de  y  PINHO, Luís Ventura de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicol. clin. [online]. 2008, vol.20, n.2, pp. 173-184. ISSN 0103-5665.

A adolescência é uma fase do ciclo de vida na qual o indivíduo passa por transições que acarretam grandes mudanças em seu desenvolvimento. Este é um período de consolidação da identidade, em que o jovem se depara com uma série de escolhas que definirão seu futuro, dentre elas a escolha profissional. A família é apontada como um dos principais elementos que podem tanto ajudar quanto dificultar o jovem em sua escolha no momento da decisão profissional. As influências familiares podem ser trabalhadas de diversas maneiras, durante o processo de orientação profissional, auxiliando o adolescente a compreender as questões que estão por trás de sua escolha. Quando o jovem reconhece essas influências, ele pode utilizá-las, de forma consciente, ao estabelecer o seu projeto de vida pessoal e profissional.

Palabras clave : adolescência; influências familiares; escolha profissional; orientação profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License