SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Considerations on time and its contingencies within a university clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

BEZERRA, Cíntia Guedes  and  DIMENSTEIN, Magda. Acompanhamento terapêutico na proposta de alta-assistida implementada em hospital psiquiátrico: relato de uma experiência. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.1, pp. 15-32. ISSN 0103-5665.

A Alta-Assistida/AA e o Acompanhamento Terapêutico/AT são práticas que se inserem no contexto atual da atenção à saúde mental em concordância com as diretrizes que norteiam a Reforma Psiquiátrica. Atualmente, vive-se o desafio da reintegração social de sujeitos portadores de transtornos mentais, uma vez que ainda não se dispõe de uma rede ágil, flexível e resolutiva para atendê-los. A proposta de uma saída do hospital planejada e assistida é, pois, uma estratégia fundamental no processo de desinstitucionalização. Este trabalho objetiva apresentar uma experiência de AT realizada junto a um paciente do Hospital Dr. João Machado, em Natal, e discutir os efeitos e resultados desta forma de atenção na proposta de alta-assistida aí implementada.

Keywords : saúde mental; reforma psiquiátrica; alta-assistida; acompanhamento terapêutico; reinserção social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License