SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Considerações sobre o tempo e suas contingências em uma clínica-escolaO trauma sexual e a angústia de castração: percurso freudiano à luz das contribuições de Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MALDONADO, Gabriela  e  CARDOSO, Marta Rezende. O trauma psíquico e o paradoxo das narrativas impossíveis, mas necessárias. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.1, pp. 45-57. ISSN 0103-5665.

Considerando-se, à luz das contribuições freudianas mais tardias, que o traumático, entendido como excesso pulsional, estaria situado além da capacidade de representação psíquica, exploramos neste artigo a estreita articulação entre trauma e "indizível". Para tal, são retomados alguns aspectos centrais da teorização psicanalítica sobre o trauma, aspectos relacionados com a sua dimensão "intransmissível". Segundo esta visada, o trauma constitui um vivido que ultrapassa a capacidade psíquica de apropriação e de recalcamento. Nosso objetivo é mostrar como a ideia de uma narrativa impossível, mas absolutamente necessária - eixo central do presente artigo - parece aplicar-se perfeitamente ao sofrimento indizível posto em cena a partir da experiência traumática, e que torna tão fundamental a paradoxal tarefa de narrá-la.

Palavras-chave : trauma; psicanálise; representação; narrativa; memória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License