SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1The psychical trauma and the paradox of the impossible but necessary narrationsContinuity and discontinuity in the constitution of the psyche author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

COUTO, Luiza Vieira  and  CHAVES, Wilson Camilo. O trauma sexual e a angústia de castração: percurso freudiano à luz das contribuições de Lacan. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.1, pp. 59-72. ISSN 0103-5665.

Este trabalho tem como objetivo articular os conceitos de trauma sexual e angústia de castração a partir dos textos freudianos e à luz das contribuições de Lacan. Em Freud, estes conceitos acompanham a construção da psicanálise enquanto campo de investigação do inconsciente. O inconsciente nos indica o vazio fundamental que movimenta o desejo, a ausência do objeto. A fantasia, através do que se orienta o desejo, representa a permanência do objeto faltoso, a alienação do eu no Ideal de um gozo fálico. A angústia de castração funciona como sinal para a atuação dos mecanismos de defesa do eu, cujo último véu é a reivindicação fálica. Esta, articulada à angústia de castração, surge como "limite intransponível" da psicanálise. A proposta de Lacan é ir para além da angústia de castração, retornando, ao seu modo, ao conceito de trauma sexual.

Keywords : inconsciente; trauma sexual; angústia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License