SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O trauma psíquico e o paradoxo das narrativas impossíveis, mas necessáriasContinuidade e ruptura no processo de constituição psíquica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

COUTO, Luiza Vieira  e  CHAVES, Wilson Camilo. O trauma sexual e a angústia de castração: percurso freudiano à luz das contribuições de Lacan. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.1, pp. 59-72. ISSN 0103-5665.

Este trabalho tem como objetivo articular os conceitos de trauma sexual e angústia de castração a partir dos textos freudianos e à luz das contribuições de Lacan. Em Freud, estes conceitos acompanham a construção da psicanálise enquanto campo de investigação do inconsciente. O inconsciente nos indica o vazio fundamental que movimenta o desejo, a ausência do objeto. A fantasia, através do que se orienta o desejo, representa a permanência do objeto faltoso, a alienação do eu no Ideal de um gozo fálico. A angústia de castração funciona como sinal para a atuação dos mecanismos de defesa do eu, cujo último véu é a reivindicação fálica. Esta, articulada à angústia de castração, surge como "limite intransponível" da psicanálise. A proposta de Lacan é ir para além da angústia de castração, retornando, ao seu modo, ao conceito de trauma sexual.

Palavras-chave : inconsciente; trauma sexual; angústia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License